quinta-feira, junho 24, 2004

DUAS IGREJAS

A católica e a protestante.
Duas escolas.
Dois hospitais.
Dois cemitérios.
Crenças diferentes no mesmo Deus.
O mesmo Deus.
Deus não impõe tais distinções, creio eu.
Não posso dizer que sou agnóstica, atéia, ou qualquer outra denominação.
Não tenho certeza daquilo que acredito.
Não tenho certeza se acredito.
Não tenho certezas.
Mas, não crer em nada me faria mal.
Cresci com a imagem de um deus que maltrata, castiga e exige sacrifícios daqueles que o amam.
Mas, e o deus misericordioso, que perdoa pecados e é cheio de bondade?
Desconheço sua piedade.
No que crês então?
Acredito que as religiões tem por objetivo renovar as esperanças dos homens, na vida e em si mesmos.
E por este motivo, suas existências e suas lutas tornam-se louváveis.
Mas... no que acreditas mesmo?
Acredito, não em uma religião mas, naquilo que move uma pessoa a fazer o bem.
Se o que a leva a tal ação são seus preceitos morais, que a moralidade seja exaltada em meio à hipocrisia em que vivemos.
Se é a inconformidade diante do egoísmo, que a comodidade não destrua suas forças.
Se são as convicções de seus ideais, que estes não morram com as inúmeras frustrações impostas pela vida.
Se aquilo que leva uma pessoa a agir de forma generosa e honesta com as outras é a fé em um deus, bendito seja esse deus, pois ele renova minhas esperanças.
É nisso que acredito.
Fiz questão de responder a mim mesma.

Nenhum comentário: