sexta-feira, julho 10, 2009

Feliz Aniversário Nikola Tesla!

Tesla nasceu há exatos 156 anos, em Smiljan, estado que pertencia ao Império Austríaco e hoje equivale a um território da Croácia. Tido como excêntrico e brilhante, no começo da vida adulta, ao ingressar no Instituto Politécnico de Graz, questionava seus professores sobre outra forma de distribuir energia elétrica que não fosse a corrente contínua.

Depois do falecimento de seu pai, Nikola Tesla, porém, foi obrigado a abandonar o curso superior e virou operador de telégrafo. Ainda assim, arranjava tempo para concretizar suas idéias para novos artefatos e conseguiu, anos mais tarde, construir um invento que provava a corrente alternada.

Admirador do trabalho de seu contemporâneo Thomas Edison, ele acreditava que poderia se unir ao inventor e conquistar o mundo. Virou assistente de Edison, porém, acabaram se desentendendo e Tesla seguiu sozinho nos seus trabalhos.

Foi Tesla que revolucionou os conceitos de eletromagnetismo, potência elétrica, distribuição de energia multifásicos e muitos outros que introduziram a Segunda Revolução Industrial no mundo.

Também colaborou para o desenvolvimento do rádio, demonstrando a transmissão sem fios em 1894. Suas incontáveis contribuições estão listadas em áreas como robótica, controle remoto, radar, ciência computacional, balística, física nuclear e física teórica.

Além de ganhar homenagens em sites e na home do Google, Nikola Tesla é homenageado pela montadora do Vale do Silício, Tesla Motors, que desenvolve, não por acaso, veículos elétricos de alto desempenho.

Tesla faleceu em 1943, com pouco dinheiro e reconhecimento em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

(INFO Online)

*

O Cara.
Tenho dito. =P

Beijo beijo.

Nenhum comentário: